domingo, 21 de setembro de 2014

Produções Escritas

           A educação está passando por várias mudanças provocadas pelo advento das tecnologias e pela modernização da sociedade. A escola, a princípio, é a responsável por organizar e sistematizar os conhecimentos que os estudantes possuem e ainda precisam aprender. O trabalho com a literatura infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual e emocional, pois permite a criação de espaços para contar, recontar e inventar histórias, dando sentidos e significados às experiências vivenciadas no cotidiano, também propiciam o exercício da linguagem oral e escrita, além de momentos de fruição permitindo-lhes adentrar no mundo da literatura e da imaginação.
            Não há necessidade de ser completamente alfabetizado para que exista o interesse pela leitura e produção de histórias infantis. Ouvindo histórias é possível aprender pela experiência a satisfação que esta provoca, além de adquirir outros conhecimentos sobre sequência, associações, personagens, estruturas linguísticas, entre outros.
As crianças vivem diferentes experiências em seu cotidiano o que pode ocasionar o surgimento de ansiedades frente a eventuais problemas enfrentados, no entanto, é através da produção de histórias que buscam refúgio para expor seus sentimentos e perspectivas sobre as vivências. Durante a construção de histórias a criatividade é desenvolvida a partir do contato com o real e com os outros, por isso é importante alimentar o imaginário e expressá-lo.
           Certos softwares educativos podem auxiliar nos processos de criação de histórias, despertando a curiosidade dos estudantes, primeiramente prendendo a atenção enquanto ouvintes para depois ser o contador e o escritor, partindo da premissa que não é necessário saber ler e escrever para compreender e elaborar uma história infantil.
           

Roda de conversa - Contação oral das histórias de vida

No primeiro momento realizamos uma roda de conversa e em círculo conversamos informalmente com as crianças sobre suas vidas propondo questionamentos. Foram feitos questionamentos sobre a vida deles e registramos com gravadores, fotografias e vídeos as observações acerca dos questionamentos:
Onde moram? Com quem vivem? Têm irmãos, quantos? O que costumam fazer em casa? Gostam de estudar e ir para escola? Gostam de brincar de que? O que lembram da infância? Como é sua casa? Tem animal de estimação?
            
Outros questionamentos surgiram também durante a conversa, após esse momento as crianças fizeram um desenho sobre sua vida, o que gostam de fazer, seus familiares. A síntese das informações coletadas nesta atividade estão descritas no quadro abaixo:


RODA DE CONVERSA




CRIANÇA 1

MORA NO PAU FININHO, PERTO DA LAGOA. MORA COM OS PAIS, MÃE E IRMÃOS. TEM QUATRO IRMÃOS E O MAIS VELHO TEM 17 ANOS. ESTUDAVA EM OUTRA ESCOLA ANTES. SEU IRMÃO TRABALHA DE SEGURANÇA JUNTO COM SEU PAI. SUA MÃE NÃO TRABALHA, ESTA DOENTE, ESTÁ COM PEDRA NOS RINS. ESTUDA NA ESCOLA DESDE O ANO PASSADO. PARTICIPA DE PROJETO NA CIDADE 2000, FAZ MARCENARIA, APRENDE A FAZER MÓVEL. SABE FAZER CASA DE BONECA, CAPELINHA. ANTES MORAVA NA FAVELA VERDES MARES. FAZ DOIS ANOS QUE MORA ONDE ESTA AGORA. BRINCAR DE BOA, DE DESENHAR. JOGA VIDEOGAME. EM CASA AJUDA A MÃE A ARRUMAR A CASA, LAVAR A LOUÇA, ORGANIZA SUAS COISAS.






CRIANÇA 2

MORA NO PAU FININHO, PRÓXIMO A ESCOLA. TEM OITO ANOS. TEM UM IRMÃO MAIS NOVO DOIS ANOS. MORA PRÓXIMO A TIA E SEUS PRIMOS QUE SÃO QUATRO (DOIS MENINOS E DUAS MENINAS). AJUDA A CUIDAR E BRINCA COM SEU IRMÃO. VAI PARA A ECOLA NO ÔNIBUS. MORA COM SUA MÃE E SEU IRMÃO. SEU PAI É SEPARADO DA SUA MÃE, ELE MORA NO INTERIOR E SÓ VISITA ELE AS VEZES. MORA PERTO DE SUA TIA E SEUS PRIMOS. SUA MÃE ESTÁ SEM TRABALHAR. ANTES ELA TRABALHAVA DE ZELADORA NO HOSPITAL GERAL.  ANTES DE MORAR NESSA CASA MORAVA COM SUA AVÓ. EM CASA O QUE MAIS GOSTA DE FAZER É BRINCAR DE ESCOLINHA. GOSTA DE ESTUDAR E ESTUDA COM SUA MÃE. O QUE MAIS GOSTA NA ESCOLA É DE APRENDER A LER. SUA CASA É GRANDE E PERTO DA SUA CASA TEM UMA ÁRVORE BEM GRANDONA. NÃO TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.





CRIANÇA 3

MORA COM SUA MÃE E CINCO IRMÃOS. OS CINCO ESTUDAM NA ESCOLA. PAIS SEPARADOS, MAS SEMPRE VÊ O PAI. SUA MÃE É FAXINEIRA NA CASA DA PROFESSORA DELE. BRINCA DE BOLA. AJUDA A MÃE TAMBÉM EM CASA. FAZ AS TAREFAS EM CASA.







CRIANÇA 4


MORA PERTO DA ESCOLA, COM O PAI, A MÃE, O PAI, SEU IRMÃO MAIS NOVO DA CRECHE. TEM IRMÃOS MAIS VELHOS. SEU IRMÃO É PREGUIÇOSO NÃO GOSTA DE TRABALHAR, MAS SUA IRMÃ MAIS VELHA TRABALHA. SUA MÃE EM UM PRÉDIO DE FAXINEIRA, SEU PAI É PEDREIRO EM UMA CONSTRUTORA. ESTUDA DESDE PEQUENA NESSA ESCOLA. PARTICIPA DE PROJETO PELA MANHÃ, FICA PERTO DA PRAIA. TODO DIA FAZ ALGUMA COISA DIFERENTE, FAZ LEITURA, PASSA TAREFA. BRINCA NO COMPUTADOR. BRINCA DE CASINHA, PANELINHA, VIDEOGAME. VARRE A CASA, AJEITAR A MESA, LAVAR A LOUÇA. GOSTA DE LER UM LIVRO QUE GANHOU. ASSISTE DESENHO DABARBIE DA HELLO KIT. TEM TV A CABO.





  

CRIANÇA 5

MORA PERTO DA ESCOLA. MORA COM A MÃE E OS IRMÃOS. TEM QUATRO IRMÃOS E ELE É O MAIS NOVO. O MAIS VELHO TEM 16 ANOS, 14ANOS, 13 ANOS E ELE TEM 12 ANOS. ENTROU HÁ POUCO TEMPO NA ESCOLA, ESTUDAVA ANTES EM OUTRA ESCOLA. SUA MÃE É DIARISTA. PARTICIPA DO PROJETO NO FREI TITO FAZ PINTURA PARA EXPOSIÇÃO, SOMENTE PINTURA E ARTES. ANTES MORAVA NO QUINTINHO CUNHA OUTRO BAIRRO. ACHA ESSE SEU BAIRRO MAIS TRANQUILO, MENOS PERIGOSO. GOSTA DE BOLA, DE PINTAR. AJUDA A MÃE NA LOUÇA. DISSE QUE ESTUDA EM CASA, FAZ AS TAREFAS.




CRIANÇA 6

TEM QUATRO CACHORROS. MORO COM AVÓ, MÃE E DOIS IRMÃOS SÓ QUE O MAIS VELHO MORA COM AVÓ. SEUS PAIS SÃO SEPARADOS. O IRMÃO MAIS NOVO TEM DOIS ANOS. SUA MÃE TRABALHA DE BARMAN. SEU PAI ESTÁ ACIDENTADO DA PERNA. ELA NÃO SABE A PROFISSÃO, MAS SUA ROUPA SEMPRE ESTÁ SUJA DE TINTA E CIMENTO. SEUS PAIS ESTÃO SEPARADOS. BRINCA DE BARBIE, CASINHA.




            Os registros imagéticos realizados pelas crianças após esse momento auxiliou na compreensão acerca do seu contexto de vida e suas perspectivas, pois muitas vezes o que não se consegue expressar na fala é possível demonstrar em desenhos e registros escritos.


Contação de Histórias

     Em nossa sociedade as crianças estão cada vez mais rodeadas pelas tecnologias digitais com isso a escola se prepara para o novo desafio de fazer com que as crianças gostem e realizem leituras em seu cotidiano. Isso é possível a partir da conversão de livros impressos para o formato digital ou de livros digitais multimídia, que oferecem recursos de áudio, vídeo e imagens interativas, o que tem atraído as crianças para o mundo da leitura.
         A contação de histórias é um excelente recurso didático que contribui para o fortalecimento do processo de letramento e alfabetização. Esta atividade estimula a imaginação, a criatividade, além de exercitar a oralidade e o vocabulário. Como toda estratégia pedagógica é importante que os educadores conheçam suas técnicas e saibam adequar as narrativas as situações e as idades das crianças, visto que se esses fatores não forem levados em consideração podem causar efeito contrário.
         As crianças, em geral, apresentam interesse por histórias. Contar histórias não é um ato apenas intelectual, mas também afetivo, por isso, não é uma ação que visa apenas ler um livro, mas passar conhecimentos e experiências. Neste sentido, a escolha dos livros a serem explorados de forma envolvente para elas contribui para que aprendam de forma significativa favorecendo o processo educativo que é um dos principais objetivos a serem alcançados pela escola.


Contextualização para o desenvolvimento do Projeto

      A escola escolhida para o desenvolvimento do projeto pertence a Prefeitura Municipal de Fortaleza e está situada na regional II. Seu público é composto pela população da comunidade do entorno e de outras comunidades próximas de origem humilde e trabalham, em sua grande maioria, na praia como vendedores ambulantes ou no setor terciário da economia. É uma escola pequena, no entanto tem boa estrutura física, pois conta com todos os espaços necessários para oferecer uma educação de qualidade.                                                                                                                           
          Foram escolhidos seis estudantes da turma do 3º Ano tarde do Ensino Fundamental com a faixa etária média de oito anos. A escolha pela série foi devido a estas crianças estarem no final do ciclo de alfabetização e letramento. A quantidade foi determinada a partir de uma amostra da turma que tem ao total vinte a quatro estudantes. Estes foram escolhidos a partir de uma entrevista semiestruturada, uma vez que o objetivo da entrevista foi um diálogo com o entrevistado com assuntos não tão rígidos a partir de uma conversa informal com questões norteadoras. 
         A entrevista aconteceu com todos os estudantes da turma que estavam presentes no dia proposto e aconteceu em um único turno na própria escola em um local reservado. Composta por cinco questões que objetivaram perceber o interesse das crianças em participar do projeto, os questionamentos propostos foram:

1.      Você gosta de histórias?

2.      Que tipo de histórias?

3.      Você gostaria de fazer histórias?

4.      Você gostaria de contar a história da sua vida?

5.      Você acha que a história da sua vida te ajuda a aprender? Por que?

            A seleção aconteceu a partir das respostas das crianças, buscando escolher três meninos e três meninas para compor um grupo heterogêneo. A professora da turma também deu sua contribuição fornecendo mais informações acerca das crianças. Podemos ver as respostas das crianças selecionadas no quadro abaixo:



NOME DA CRIANÇA


VOCÊ GOSTA DE CONTAR HISTÓRIAS?


QUE TIPO DE HISTÓRIAS?


VOCÊ GOSTA DE FAZER HISTÓRIAS?

VOCÊ GOSTARIA DE CONTAR A HISTÓRIA DA SUA VIDA?

VOCÊ ACHA QUE A HISTÓRIA DA SUA VIDA TE AJUDA A APRENDER? POR QUE?


CRIANÇA 1
MENINO

SIM

CHAPEUZINHO VERMELHO, BRANCA DE NEVE, SETE ANÕES

GOSTO

SIM
SIM, PARA EU NÃO ENTRAR NO MUNDO DAS DROGAS E NÃO FAZER COISAS RUINS.

CRIANÇA 2
MENINA

GOSTA

DE JESUS

SIM
NÃO, PORQUE NÃO SABE.
AJUDA, PORQUE EU LEIO EM CASA.

CRIANÇA 3
MENINO

GOSTO

DE REVISTA EM QUADRINHO

GOSTA DE DESENHAR E FAZER HISTÓRIAS.

GOSTA

AJUDA, PORQUE SIM.


CRIANÇA 4
MENINA


SIM


DE JESUS


GOSTA


GOSTO
AJUDA AOS POUCOS, PORQUE SE EU FALAR ALGUMA COISA ELA ME AJUDA.

CRIANÇA 5
MENINO

SIM

QUALQUER UMA

SIM

SIM
AJUDA, ME ENSINA A APRENDER MUITA COISA.


CRIANÇA 6
MENINA


GOSTA


HISTÓRIA DA TURMA DA MÔNICA
NÃO SEI FAZER MUITO BEM, MAS O CADERNO É PARA FAZER AS TAREFAS DA ESCOLA.



GOSTARIA.

SIM, PORQUE A GENTE APRENDE ERRANDO E VAI APRENDENDO.
                                Quadro 1 – respostas das crianças durante a entrevista.


Curso de Formação em Informática Educativa - Projeto Pedagógico Interventivo

Projeto Pedagógico Interventivo 


Tutora: Betânia Rocha

Nome do projeto: Redes de Histórias Digitais.

Descrição: Possibilitar aos estudantes a escrita de suas histórias de vida a partir de recursos digitais. 

Tema: Práticas Educativas Digitais a partir da contação, leitura e escrita das histórias de vida. 

Objetivo: Promover o letramento digital utilizando recursos digitais para a construção das histórias de vida dos estudantes.

Justificativa: Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida social e no contexto educacional, por meio dessas tecnologias podemos explorar diferentes formas de contação, leitura e escrita de histórias através de atividades que promovam outras perspectivas sobre o letramento de acordo com o entendimento dos estudantes.

Recursos: Utilizaremos o software educativo  Luz do Saber http://paic.luzdosaber.seduc.ce.gov.br/software/

Metodologia: A construção das histórias de vida dos estudantes deverão acontecer em três momentos:

1.Contação oral no grupo, possibilitando trocas de experiências, podem ser utilizados como recursos para estimular a oralidade: vídeos, livros, desenhos, fotografias.

2.Escrita das histórias de vida, atividade individual e reflexiva em que cada estudante irá produzir relatos sobre sua história de vida.

3.Produção digital das histórias de vida. Utilizando como recurso digital o software Luz do Saber, no qual os estudantes poderão produzir digitalmente suas histórias.

Público Alvo: Professores da educação básica e estudantes que se encontram no período de alfabetização e letramento.