domingo, 21 de setembro de 2014

Contação de Histórias

     Em nossa sociedade as crianças estão cada vez mais rodeadas pelas tecnologias digitais com isso a escola se prepara para o novo desafio de fazer com que as crianças gostem e realizem leituras em seu cotidiano. Isso é possível a partir da conversão de livros impressos para o formato digital ou de livros digitais multimídia, que oferecem recursos de áudio, vídeo e imagens interativas, o que tem atraído as crianças para o mundo da leitura.
         A contação de histórias é um excelente recurso didático que contribui para o fortalecimento do processo de letramento e alfabetização. Esta atividade estimula a imaginação, a criatividade, além de exercitar a oralidade e o vocabulário. Como toda estratégia pedagógica é importante que os educadores conheçam suas técnicas e saibam adequar as narrativas as situações e as idades das crianças, visto que se esses fatores não forem levados em consideração podem causar efeito contrário.
         As crianças, em geral, apresentam interesse por histórias. Contar histórias não é um ato apenas intelectual, mas também afetivo, por isso, não é uma ação que visa apenas ler um livro, mas passar conhecimentos e experiências. Neste sentido, a escolha dos livros a serem explorados de forma envolvente para elas contribui para que aprendam de forma significativa favorecendo o processo educativo que é um dos principais objetivos a serem alcançados pela escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário