A escola escolhida para o desenvolvimento do projeto pertence a Prefeitura
Municipal de Fortaleza e está situada na regional II. Seu público é composto pela
população da comunidade do entorno e de outras comunidades próximas de origem
humilde e trabalham, em sua grande maioria, na praia como vendedores ambulantes
ou no setor terciário da economia. É uma escola pequena, no entanto tem boa
estrutura física, pois conta com todos os espaços necessários para oferecer uma
educação de qualidade.
Foram escolhidos seis estudantes da turma do 3º Ano tarde do Ensino Fundamental com a faixa
etária média de oito anos. A escolha
pela série foi devido a estas crianças estarem no final do ciclo de
alfabetização e letramento. A
quantidade foi determinada a partir de uma amostra da turma que tem ao total
vinte a quatro estudantes. Estes foram escolhidos a partir de uma entrevista
semiestruturada, uma vez que o objetivo da entrevista foi um diálogo com o
entrevistado com assuntos não tão rígidos a partir de uma conversa informal com
questões norteadoras.
A entrevista aconteceu com todos os
estudantes da turma que estavam presentes no dia proposto e aconteceu em um
único turno na própria escola em um local reservado. Composta por cinco
questões que objetivaram perceber o interesse das crianças em participar do projeto, os questionamentos propostos foram:
1.
Você
gosta de histórias?
2.
Que
tipo de histórias?
3.
Você
gostaria de fazer histórias?
4.
Você
gostaria de contar a história da sua vida?
5.
Você
acha que a história da sua vida te ajuda a aprender? Por que?
A seleção aconteceu a partir das
respostas das crianças, buscando escolher três meninos e três meninas para
compor um grupo heterogêneo. A professora da turma também deu sua contribuição
fornecendo mais informações acerca das crianças. Podemos ver as respostas das
crianças selecionadas no quadro abaixo:
NOME DA
CRIANÇA
|
VOCÊ GOSTA DE
CONTAR HISTÓRIAS?
|
QUE TIPO DE
HISTÓRIAS?
|
VOCÊ GOSTA DE
FAZER HISTÓRIAS?
|
VOCÊ GOSTARIA
DE CONTAR A HISTÓRIA DA SUA VIDA?
|
VOCÊ ACHA QUE
A HISTÓRIA DA SUA VIDA TE AJUDA A APRENDER? POR QUE?
|
CRIANÇA 1
MENINO
|
SIM
|
CHAPEUZINHO VERMELHO, BRANCA DE NEVE,
SETE ANÕES
|
GOSTO
|
SIM
|
SIM, PARA EU NÃO ENTRAR NO MUNDO DAS
DROGAS E NÃO FAZER COISAS RUINS.
|
CRIANÇA 2
MENINA
|
GOSTA
|
DE JESUS
|
SIM
|
NÃO, PORQUE NÃO SABE.
|
AJUDA, PORQUE EU LEIO EM CASA.
|
CRIANÇA 3
MENINO
|
GOSTO
|
DE REVISTA EM QUADRINHO
|
GOSTA DE DESENHAR E FAZER HISTÓRIAS.
|
GOSTA
|
AJUDA, PORQUE SIM.
|
CRIANÇA 4
MENINA
|
SIM
|
DE JESUS
|
GOSTA
|
GOSTO
|
AJUDA AOS POUCOS, PORQUE SE EU FALAR
ALGUMA COISA ELA ME AJUDA.
|
CRIANÇA 5
MENINO
|
SIM
|
QUALQUER UMA
|
SIM
|
SIM
|
AJUDA, ME ENSINA A APRENDER MUITA
COISA.
|
CRIANÇA 6
MENINA
|
GOSTA
|
HISTÓRIA DA TURMA DA MÔNICA
|
NÃO SEI FAZER MUITO BEM, MAS O CADERNO
É PARA FAZER AS TAREFAS DA ESCOLA.
|
GOSTARIA.
|
SIM, PORQUE A GENTE APRENDE ERRANDO E
VAI APRENDENDO.
|
Quadro 1 – respostas das crianças
durante a entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário